Buscar

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Otília

Ocorreu no dia 28 de novembro de 2016 a décima terceira Edição do Concurso FAAP Moda, realizado no Teatro FAAP, em São Paulo e entre os 6 finalistas, o Amazonas contou com uma forte representante, a estudante de moda do sexto período Carolina Otília. 

Participaram como jurados do concurso nomes de peso, como Barbara Migliori (diretora fashion da revista Vogue), Lilian Pacce (jornalista, escritora e consultora de moda), Alexandre Herchcovitch (estilista), Constanza Pascolato (consultora de moda), Glória Coelho (estilista), entre outros. A apresentação do concurso ficou por conta da estilista Paola de Orleans e Bragança.

Em primeiro lugar ficou Elisa Sonnervig, com o tema da coleção "Corpo oculto". Em segundo e terceiro lugares, o aluno Pedro Novizala, com o tema " Pierrot Lunaire" e Ana Luísa Fernandes, com o título "A transformação do invisível".

A designer manauara Otília (@otiliabyotilia) ganhou o voto do público e trouxe como tema de sua coleção "Soldado de Borracha", que teve como influência a vida dos seringueiros do ciclo da borracha na Amazônia. 


Foto: Fernando Silveiro

O casting de Otília contou com a participação da super modelo Caroline Ribeiro (@caropita) que com seus traços marcantes, expressou uma identidade indígena que a marca queria passar para o público.

Foto: Fernando Silveiro

Otília se inspirou em seu avô, que foi seringueiro. Além da referência familiar, pesquisou os costumes, o cotidiano, comportamento, as vestimentas, as cores, texturas e tudo que envolvia o extrativismo vegetal. 

Foto: Fernando Silveiro

O processo de criação da coleção levou em torno de 7 meses. A pesquisa não se tratou sobre a riqueza que a borracha trouxe, mas sim, sobre aqueles que fizeram esse período de riqueza acontecer, homens trabalhadores que tinham uma vida sofrida e extraíam borracha natural da seringueira como forma de subsistência. 


A coleção é bem conceitual e algumas de suas peças serão remodeladas para serem comercializadas.

Foto: Fernando Silveiro

Otília tem como marca registrada recorte no meio da frente de algumas de suas peças. A estilista preza por modelagens diferentes, cortes retos e com volumes. 

Particularmente amei a camisa acima com abertura na frente, botões cobertos e os detalhes do corte da seringueira!


Foto: Fernando Silveiro

Otília contou com a colaboração do experiente modelista Marcio Akiyoshi, que costurou tudo e fez a modelagem das peças conforme os seus desenhos. Eles trabalharam juntos no processo de execução das roupas para saber de qual forma os looks ficariam melhor na passarela, nas modelos e como ficariam harmônicos entre si.


Foto: Fernando Silveiro

Otília trouxe em suas peças a dicotomia entre delicadeza da natureza, com essas folhas retiradas da Amazônia que passaram por um processo de esqueletização e pintura feitos pela própria designer, além dos tons da borracha, e a força do trabalho árduo do seringueiro. 

Foto: Fernando Silveiro

Desde os 6 anos Otília já fazia roupinhas de boneca para as amigas por R$1,00 e a medida que crescia, o amor pela moda também só aumentava. Aos 15 anos, criou dois vestidos para usar no seu baile de debutante. Nesse mesmo ano ganhou um concurso de look no Casa Cor - em Manaus - e criou um blog de moda.

Aos 16 foi trabalhar montando looks para postar no instagram de uma loja e então aos 17 foi estudar moda em São Paulo. Aos 20 anos ganhou o coração do público no concurso de Moda FAAP!

E agora está com diversos projetos incríveis para 2017, entre eles o de desenvolver sua primeira coleção cápsula com intuito comercial!

Parabéns Otília! Você tem um potencial enorme e vai longe! Desejo muito sucesso a você e sua marca!

Beijos, 

Karla Rosas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário