Buscar

sábado, 10 de dezembro de 2016

Zuzu Angel

Por esses dias estava mudando o canal e de repente parei o controle remoto no filme "Zuzu Angel". Eu já havia assistido antes, e acho que todo mundo, independentemente de gostar ou não de moda deveria assistir também!

Atriz Patrícia Pillar no papel da estilista Zuzu Angel.

A história não se trata somente de moda, mas de política também! 

O Brasil atualmente atravessa um período político muito delicado. É lamentável que nossos parlamentares votem um projeto de lei na calada da noite, diferente do que foi apresentado pelo povo, para retirar a autonomia e a força do Poder Judiciário e do Ministério Público. Todo dia o jornal menciona investigação lava-jato fase 37. Fico pensando que vou estar velhinha e vai estar na fase 130 e poucos!   

O Brasil é um país rico, porém mal administrado! Culturalmente fomos uma colônia roubada e explorada e parece que essa herança ruim está impregnada até hoje!

Mas o que isso tem a ver com o filme? O filme da Zuzu Angel retrata a história verídica da estilista carioca Zuleika Angel que teve o filho Stuart Jones, estudante de economia e militante, assassinado no período da ditadura (anos 70). No entanto, o corpo do rapaz não foi encontrado e a estilista começou uma busca incessante pelo seu filho. 

Utilizou o estilismo como forma de expressar sua dor e indignação com a o sumiço do seu filho! Criou uma coleção com estampa de anjos estilizados, muitas vezes rodeados por flores.



A designer, na busca incansável para saber quem estava por trás do sumiço do seu filho, já havia alertado sobre a possibilidade de sua própria morte. E em 14 de abril de 1976, Zuzu acabou sofrendo um acidente de carro, que possuía causa misteriosa.

Anos mais tarde a Comissão de Mortos e Desaparecidos, do Ministério da Justiça, concluiu oficialmente que a estilista foi assassinada na época da ditadura militar por elementos que serviam a repressão.

Zuzu, com suas patches bordadas, expressava em suas roupas por meio de mensagem subliminar, o terror vivido por aqueles que estavam contra o regime ditatorial.

Algumas das peças de Zuzu! Amei os dois vestidos!!
Suas roupas eram bem diversificadas, trabalhava com renda, chitas com temas regionais, fitas, seda e produziu estampas de pássaros, borboletas, flores e papagaios.

Zuzu em seu ateliê!



Zuzu Angel nasceu em 05 de junho de 1921, em Curvelo, Minas Gerais. Foi uma das pioneiras na moda brasileira e fez sucesso no mundo todo, em especial nos Estados Unidos.

Desde criança Zuzu já fazia roupas para suas primas em Belo Horizonte. Anos mais tarde, na sua adolescência, se mudou para a Bahia, de onde veio a influência da cultura, das cores e estampas para algumas de suas roupas.

Zuzu iniciou como estilista nos anos 50, e na década de 70 montou sua loja em Ipanema. Após a morte de Zuzu, ocorrida em 14 de abril de 1976, sua filha Hildegard Angel criou em 1993 o instituto Zuzu Angel de moda no Rio de Janeiro.

Para maiores informações basta clicar em Zuzu Angel e você será redirecionado para o site da IZA.

Hoje o post foi uma homenagem e um momento de reflexão! Fica a dica de filme ou leitura para o fim de semana!

Beijos,

Karla Rosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário